quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Aonde a avacalhação vai o boicote vai atrás.

Tem gente que gosta de se cercar de gente burra pra poder parecer mais inteligente. Eu sempre gostei que meus amigos fossem mais inteligentes porque assim eu aprendo com eles e me torno menos burro.

Meu amigo Benício colocou um excelente comentário no post "O Blog do Dono e o Dono do Blog", mas que estupidamente eu dei o título de "Quem não gosta de blog..." (tem que ler o comentário dele pra entender). Pois não contente com isso, Benício me passou uma mensagem pedindo minha opinião sobre um assunto que, eu sei e ele sabe que eu sei, ele quer que eu comente aqui.

Pois é sobre um boicote a um filme. O e-mail que ele recebeu é o seguinte:
Serei curto, grosso e direto:

Estou aqui para iniciar uma campanha em massa, e conto com vocês, para
BOICOTAR integralmente o filme americano TURISTAS, que estréia lá em 1º de
Dezembro e aqui em Fevereiro, distribuido pela Paris Filmes.

Para quem não sabe, o filme conta a história de 6 jovens americanos que
vêm ao Brasil de férias. Chegando aqui tomam uma caipirinha com 'boa noite
cinderela', são assaltados, sequestrados, torturados e por fim têm os órgãos
roubados
por traficantes da industria negra dos transplantes. Alguns morrem e mesmo

os
que sobrevivem não têm um final feliz. O filme é classificado como TERROR,
comparado ao filme 'O Albergue', e a EMBRATUR já está tão preocupada com a
péssima repercussão do filme lá fora que, temendo uma queda brusca na
receita do país vinda do turismo internacional, já está preparando campanhas
intensas para serem veiculadas lá fora e tentar minimizar os estragos.

Façamos então a nossa parte. Vamos fazer deste absurdo, pelo menos aqui no
Brasil, um fracasso total de bilheteria.

NÃO ASSISTAM, NÃO DÊEM $$$(pagano-me) A UMA PRODUÇÃO QUE SÓ VISA DENEGRIR
NOSSA
IMAGEM.

Só pra se ter uma idéia, o trailer começa com a frase:
'Num país onde vale tudo, tudo pode acontecer!!!'

Passem essa mensagem para o maior número de pessoas, pois eu considero que
seja nossa obrigação não passar nem na porta dos cinemas que estejam
exibindo esse filme.
Como não tinha lido nada ainda sobre isso, meu primeiro passo quando recebo esses tipos de e-mails é sempre verificar se realmente tem fundamento o que está dito ali. No caso, ver se existe tal filme e do que se trata.

O filme existe, está no IMDB, em vários outros sites e quem tiver curiosidade pode ver o trailer aqui. O nome é em português, mesmo: TURISTAS. Sabendo que o fato existe, passo a comentar a campanha.

Bom, acho louvável a proposta de um boicote. Brasileiro não costuma boicotar nada, aceita passivamente os maus serviços prestados pelas empresas, os desmandos do governo e acho que essa é uma forma de protesto válida. Mas sinceramente não vejo porque despender tempo e energia em protestar por uma coisa dessas.

O argumento é de que a produção "só visa denegrir nossa imagem" e até a EMBRATUR se preocupa com a "péssima repercussão do filme lá fora". Nem vou entrar no mérito do verbo usado, pois na melhor acepção do Houaiss denigrir = tornar(-se) negro ou escuro; obscurecer(-se). Mas passemos ao que foi dito propriamente.

Pra começo de conversa, a produção visa ser um sucesso de bilheteria e arrecadar muito dinheiro. O resto é paranóia de achar que alguém fez algo pra diminuir a imagem do Brasil.

Em segundo lugar, o conceito de "lá fora", num mundo em que vivemos, com internet, onde acompanhei a queda da segunda torre do World Trade Center quase em tempo real, é coisa passada. Na verdade, eu me preocupo bem mais em como as coisas repercutem "aqui dentro", dentro da minha cabeça, bem entendido.

E o que diminuiria a imagem do Brasil? Turistas sendo assaltados? Seqüestros?? Eu não sei se as pessoas tem uma clara noção disso, mas o filme é uma obra de ficção. As pessoas que vão ao cinema sabem que aquilo não é real. Fico feliz que nossas mazelas estejam sendo expostas "lá fora" em um filme e não num documentário.

  • Seguindo esse conceito de proteger certas suscebilidades, Sir Conan Doyle e Dame Agatha Christie, jamais poderiam escrever histórias que mostrassem que existiam assassinos na Inglaterra.
  • Nunca soube que alguém cancelou as férias na Turquia após assistir a'O Expresso da Meia-Noite.
  • Em Washington passei pela escadaria do filme O Exorcista e não senti um arrepio sequer. Nem me consta que o local seja alvo de vigílias e rezas por parte de religiosos.
  • Ninguém deixou de subir no Empire State Building com medo de topar com um macaco gigante.
  • Isso sem falar no grande sucesso Cidade de Deus!
Talvez o que realmente incomoda, é que o filme de terror foi baseado em fatos que podem, sim, acontecer no Brasil. Pelo menos a parte do "boa noite cinderela", o roubo, o seqüestro. O resto é "um sonho de cenário".


Obrigado, Benício, por me fazer escrever esse post! Espero retomar a esse amor.

Um comentário:

  1. Ahahahahaha!!

    Você é 10, meu irmão!

    E a parte do "ele sabe que eu sei" é uma petulância! Ninguém te autorizou a saber! (rs)

    Você (sua postura) é uma coisa boa na internet, muito boa. Mas mais ainda para seus amigos. Aí és fundamental. Ou seja: Com blog ou desblogado será de opiniões cobrado. Ahaha!

    Abraço!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...