domingo, 21 de julho de 2019

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais.

Não importa a qualidade da produção, se tiver um ou dois atores da novela, uma gente que nunca pisou no Gregório de Matos e nem sabe onde fica o Teatro Gamboa Nova, vai no salto encher o TCA ou o Teatro da Casa do Comércio.

Só fazem concessão ao teatro produzido na Bahia se for uma comédia de fácil entendimento, de preferência de gosto duvidoso, no Jorge Amado ou no ACBEU. E se sair na mídia e todo mundo estiver falando que viu.
ICBA ou Martim Gonçalves? Jamais.

Mesmo assim, fiquei surpreso ao saber que estavam esgotados os ingressos de PI - Panorâmica Insana. Sim, era no TCA e com globais, mas será que a galera leu sobre o que se tratava?
O espetáculo está muito mais para o que eles chamam de "alternativo" ou mesmo "balbúrdia" e não imagino essa gente pagando mais de R$ 100,00 para ver isso.

Ao chegar no teatro, pensei ter me enganado. Alguns rostos conhecidos, muita gente à vontade, parecia ser o público geral de teatro. Mas eles estavam lá. Acessando redes sociais ou mandando mensagens durante a peça (um do meu lado, outro na fileira ao lado) ou conversando, eles foram e estavam desconfortáveis. Não posso dizer que foram muitos, sequer maioria, mas estavam lá e ficou claro no momento catártico da apresentação quando as pessoas gritaram coisas como "Viva a Educação", "Abaixo, Bolsonaro", "Somos todos Paraíba", "A ANCINE é nossa", "Liberdade ao teatro" e, claro, "Lula Livre".
São os que não aplaudiram nem quando o grito foi "Lugar de criança é na escola".

Acredito que, de agora em diante, eles vão, ao menos, olhar mais do que apenas o elenco, antes de ir ao teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...