domingo, 5 de março de 2006

Chupei, sim, e em pleno carnaval!

Antes que pensem bobagem, chupar é o termo usado quando se aproveita de uma idéia alheia, em geral piadas, em geral da internet, essa verdadeira terra de ninguém dos direitos autorais.

O maior chupador que eu conheço é o José Simão que em sua coluna reproduz quase tudo de engraçado que rola na internet como se fosse de sua autoria.

Um grande chupador da televisão, pasmem, é Gugu Liberato. Ele chupa (ou chupava porque não assisto àquele programa) vídeos e charges da internet e mostrava em seu programa, com uma pessoa "explicando" o que acontecia.

E Emílio Surita e o pessoal do Pânico? Eles também começaram chupando e só depois passaram a dar os créditos aos autores das piadas que eles encontram na rede.

Fora o monte de jornalista que chupa as notícias, algumas falsas, que aparecem on-line.

Entre os chupados, os campeões, estão o site Kibeloco, o site Cocadaboa (que sempre inventam boatos que são espalhados como verdade até por jornais e revistas) e Rosana Hermman, cujos textos circulam pela net com o nome de outras pessoas

Pois bem, o que eu chupei foi a foto: A GAROTA QUE BEIJOU O BONO, que eu coloquei como sendo Margareth Menezes e publiquei no post AVERSÃO, A VERSÃO.

Em minha defesa (até esse ponto, eu tenho defesa, mas adiante não terei), digo que vi a foto no site charges.com.br em um dia. Lá dizia que a foto foi recebida por e-mail e não tinha os créditos do autor (depois o Charges.com creditou a foto). No dia seguinte, ouvi de um amigo a história do mico de Margareth chamando Bono pra cantar e ele se recusando. Pensei logo em escrever sobre isso, mas aí eu decidi ilustrar com a foto. Fui no site do Kibeloco pra ver se não era deles. Não era. Peguei a foto e adicionei a letra da música de Margareth.

Nunca passou pela minha cabeça que os leitores do meu blog achassem que fui eu que produzi a foto, até porque eu só escrevo. Aas ilustraçõe sque uso são todas da internet. Se tivesse o crédito onde eu vi, eu o daria. Na casa de Paquelet, o pessoal que viu o post chegou a comentar e alguns entenderam que eu tinha criado a foto. Desmenti na hora, dizendo que peguei da internet, mas mais tarde Beto me alertou que um outro grupo estava vendo o post e achando que eu tinha feito a foto. Dessa vez, não me dei ao trabalho de ir na sala pra desmentir. Até aqui, acho que não fiz nada de errado.

Agora o grave. Os chupados, autores do Contos Malignos, me escreveram reivindicando a autoria da foto. O que eles queriam era só e simplesmente os créditos deles na foto. Justo, muito justo. O que eu fiz? Duvidei da autoria e ainda falei mal do blog deles. Estupidez, confesso, pura estupidez. Tudo porque eu achei que era piada. Como a mensagem era destinada a um tal de Maurício, eu achei que alguém copiou aquilo de outro canto e colou nos meus comentários.

Pois bem, o comentário era de fato deles, assim como a foto. E eu aqui, de cara no chão pela piada que fiz e por ter esculhambado o blog do pessoal. De fato, não gostei muito do blog, não faz meu estilo, mas porra, os caras tão famosos circulando pela net, por causa da foto, ganhando comunidade no orkut e tudo o mais. Claro que eles fizeram algo de bom. E eu utilizei o material deles aqui, então é claro que eu gostei.

Bom, se você ficou curioso, "será que os caras são realmente engraçados, será que não são?", o melhor a fazer é ir no blog deles e verificar: www.contosmalignos.blogger.com.br

Mas ainda acho estranho que o post da GAROTA QUE BEIJOU O BONO não está relacionado entre os melhores daquele blog.

6 comentários:

  1. O blog dos contos malignos é muito chatinho...

    ResponderExcluir
  2. Bono também chupou toda no carnaval...

    ResponderExcluir
  3. Você não viu nada ainda em termos de chupação. Aguarde!!!

    ResponderExcluir
  4. QUE SUSTO !!!! Tá explicado.

    ResponderExcluir
  5. Vc. deve pensar: quem será esse Paulo? Não nos conhecemos pessoalmente.Sou um navegador sem pc. e utilizo o do meu companheiro, quando estou em seu ap. Gosto de garimpar blogs e, principalmente, gosto muito do que vc. escreve. Daí, as invasões eventuais.Posso continuar invadindo?

    ResponderExcluir
  6. Cçaudinho, espero que não esteja falando do novo sucesso da Record.

    Paulo seja bem vindo. Obrigado pelas visitas e pelos comentários.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...