quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Eu sou eu

http://m.oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/cpf-vira-nova-cara-do-brasil-no-seculo-xxi-15431485?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo

Coincidentemente, acabo de passar por uma situação descrita na matéria acima.

No final do ano passado,  tentei comprar cartuchos de tinta no site Kalunga e, para minha surpresa,  vi a informação de que já era cadastrado.
Como não lembrava de já ter feito cadastro nesse site,  pedi para lembrar a senha,  digitei meu CPF e vi que a senha foi mandada para um email que não era o meu. Na pressa,  acabei comprando o que queria em outro lugar e esqueci do assunto.

Semana passada,  ao tentar me cadastrar no Magazine Luiza,  recebi novamente a informação de que já era cadastrado. Novamente, uma loja on line da qual não me lembrava. Olhei no Gmail, onde guardo todas as confirmações de cadastro em lojas virtuais e nada.

Pedi para resgatar a senha. O site disse que meu email não era cadastrado. Para resgatar por CPF, o site pede também o CEP. Aí ele disse que a combinação CPF /CEP não estava correta.

Entrei em contato com a empresa,  dizendo que achava que alguém usava meu CPF. Eles informaram o email vinculado. Fui no site da Kalunga e vi que era o mesmo,  onde também reclamei.

O mais interessante é que ambas as lojas alertaram o email,  sem muitas exigências. Aí pude resgatar a senha que veio para o meu email. A Kalunga até ligou,  mas pertinho coisas que, quem tem meu CPF poderia responder.

Com a senha, entrei nos sites e alterei alguns dados, inclusive os endereços.

Menos mal que em nenhum dos dois locais foi feita qualquer compra virtual. Mas ainda fiquei cismado que, nos dois locais,  meu nome estava escrito exatamente igual, com todas as letras minúsculas. Outra suspeita é que esse cadastro possa ter vindo de um cadastro físico, que alguém tenha comprado mas lojas com meu CPF e isso ter ficado no cadastro das lojas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...