domingo, 18 de janeiro de 2015

Tão complicado como A+B

Questão de lógica :

1. O Islã acredita que a figura de Maomé é sagrada.
2. Humoristas têm liberdade de expressão para desenhar Maomé, mas como isso ofende os islâmicos e eles podem invadir suas redações e lhes tirar a vida eles devem :
A) evitar de exercer esse direito
B) exercer esse direito e o Estado e a sociedade devem reprimir qualquer atentado a isso.

Seguindo o mesmo raciocínio :

1. Protestantes acreditam que só existe um deus verdadeiro e qualquer outra entidade sobrenatural que se apresenta provém do demônio e deve ser combatida porque está levando as pessoas ao inferno.
2. Adeptos de religiões afro acreditam em seres sobrenaturais,  icônicos,  representativos de diversos elementos da natureza e da personalidade humana e a lei lhes garante o direito de ter seus cultos, mas como isso ofende os evangélicos e para evitar que eles invadam suas territórios e joguem pedras em suas imagens,  eles devem:

A) evitar de exercer esse direito
B) exercer esse direito e o Estado e a sociedade devem reprimir qualquer atentado a isso.

Antes de emitir uma opinião sobre um fato isolado,  as pessoas devem pensar nos princípios envolvidos.
É fácil falar: seu direito termina onde começa o do outro. Mas esquecem que isso vale para os dois lados. O direito à religião não se sobrepõe a todos os demais direitos,  e esse é justamente o erro das pessoas. Você tem seu direito a crer, eu tenho meu direito a me expressar. Desde que um não incite a violência,  ao ódio, a menosprezar as pessoas,  cada um deve exercê-lo tranquilamente.
O humorista tem direito a desenhar Maomé,  o muçulmano tem direito a orientar seus fiéis que aquela publicação está errada e deve ser evitada.
O jornal não pode escrever artigos que incitem agredir muçulmanos,  os muçulmanos não podem incitar ataques a quem não comunga com sua fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...