Achei as piadas preconceituosas ao extremo. E olha que eu não sou de melindres com estereótipos e caricaturas, quando acho que elas partem apenas do exagero, mas acho completamente descabidas quando fazem relações forçadas entre coisas desconexas (ex.: negro-ladrão; homossexual-promíscuo; mulher de saia curta-puta) e quando a "piada" se baseia apenas em que o público lembre dessa associação e ache engraçado. Depois falo mais sobre isso.
Depois dessa decepção do show, vi Rafinha Bastos entrar no CQC, fazer uma piada que não caiu bem no gosto do público e sair de lá, entrar no SNL da Rede TV, sumir das vistas do público e sair de lá, entrar no "A Vida de Rafinha Bastos", na FOX, e sumir da minha vista.
Em todas as polêmicas em que se meteu, eu sempre concordei que ele tinha o direito de falar as asneiras que fosse, achando que mereceu a repreensão pública no caso do estupro. No caso do bebê, tenho aqui minhas opiniões, acho apenas que foi uma piada sem graça.
Mas uma coisa sempre pareceu clara para mim: o comediante não aguenta críticas ou brincadeiras. Parece aquele cara, e todo mundo conhece um, que faz gozação com a cara de todo mundo, mas se alguém fizer uma piada com ele, ele fica bravo, fecha a cara e vai embora, não sem antes fazer uma cena baixo astral.
E foi o que aconteceu nesse episódio do Hotel Mercure.
Vamos aos fatos pela ordem, para quem não acompanhou:
- Rafinha Bastos fez o seguinte trocadilho em seu twitter: "“Daniela Mercury e Fred Mercury tinham algo em comum. Ae funcionários do hotel Mercure... estamos de olho!”
- Com extrema dose de bom humor, a rede de hotéis Mercure não se inflamou, não disse que iria processar ninguém por ter seu nome associado a gays, não pediu pra justiça tirar a postagem, nada disso. Apenas respondeu: "@rafinhabastos, Aqui respeitamos a diversidade ”
Fino, elegante e -quem sabe? - sincero. Não ofendeu o humorista, apenas mostrou que sabe fazer piada melhor do que ele. A provocação de Bastos deve ter tido repercussão entre seus seguidores no Twitter, a do hotel caiu nas redes sociais e páginas da internet. O comediante foi suplantado em seu trabalho, naquilo em que, teoricamente, ele deveria ser bom. E isso doeu. Doeu fundo.
Ele tentou fazer uma nova piada, dessa fez chula, certamente na tentativa de provocar uma reação do hotel no campo jurídico e ele conseguir novamente ir para a mídia com o título de polêmico, controverso, etc. Publicou: "Vou ali comer 2 pedreiros no Hotel Mercure e já volto".
O Hotel Mercure mais uma vez demonstrou que sua equipe é mais bem humorada que Rafinha Bastos e rebateu: "Escolha um dos 69 Hotéis Mercure no Brasil e aproveite para conhecer nossa carta de vinhos".
2 a 0 jogando em casa. Os próprios seguidores dele no Twitter mandaram reconhecer a derrota e jogar a toalha.
Mas esse homem, cujo ego parece ser proporcional à altura, resolveu partir pro puxão de cabelo e dedo no olho. Foi no site Reclame Aqui, procurou as queixas existentes contra o Hotel Mercure e publicou: " “Hotéis Mercure, parabéns pelo respeito a diversidade! Sensacional. Agora saia do twitter e venha resolver estes problemas apontados pelos hóspedes. Abraço”. Detalhe, nenhuma reclamação é relativa à falta de respeito à diversidade sexual, tema da piada.
Foi a deixa para internautas irem verificar o número de reclamações do Comedians, bar de Rafinha Bastos, e postarem coisas como essa:
" Provando que o clube de comédia do Rafinha Bastos tem três vezes mais insatisfação que o atendimento dos hotéis Mercure. :P
Capacidade do Comedians: 315 pessoas.
Reclamações não atendidas: 4.
Número de hoteis Mercure no Brasil: 30.
Estimativa de ocupação dos quartos por noite: 66%
Número médio de quartos por hotel: 290.
Assumindo uma pessoa por quarto (subestimativa), isso dá 5730 clientes em todos os hoteis Mercure do Brasil a cada noite.
Reclamações não atendidas por Mercure: 25.
Parabéns ao Hotel Mercure, por sua inteligência, bom humor e oportunidade de marketing. Dizem que se a vida lhe der limões, deve-se fazer uma limonada. No caso do Hotel Mercure, eles pegaram as merdas atiradas e fizeram adubo onde plantaram uma propaganda positiva de sua marca. Ainda colocaram no Facebook:
É xelpo em cima de xelpo pra Rafinha Bastos. E fica o conselho: "SE NÃO AGUENTA VARA, PEÇA CACETINHO".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.