quarta-feira, 1 de junho de 2011

Tudo que é perfeito a gente pega pelo braço


Talvez a sua reação tenha sido a mesma que vi nos comentários das pessoas que leram essa nota no Facebook: descrédito de que Jacaré possa ser capaz de atuar bem numa peça de teatro.
Alguns alegaram sua atuação n'A Turma do Didi para justificar a desconfiança no seu trabalho. Para muitos, é apenas porque ele é um "ex-É o Tchan". Chegaram a compará-lo a ex-BBB's.
Gostaria de fazer algumas considerações acerca disso.
Em primeiro lugar, a comparação de Jacaré com participantes de realities shows é desmensurada. Edson Gomes Cardoso dos Santos não é uma pessoa em busca de celebridades. É um artista. Dançarino e coreógrafo, ele integrou, sim, o grupo musical que vendeu mais de 6 milhões de álbuns.
Se as pessoas gostam ou não do jeito que ele dança ou das músicas que a banda toca é outra questão. Não se discute que ele é dançarino e coreógrafo e isso é arte. E não é coisa que qualquer um faça, pois ao que se saiba, não apareceu nenhum outro dançarino com a projeção que ele teve, fazendo o que ele faz. A maioria dos grupos que se seguiram deram destaque ao vocalista que também dança, mas apenas como dançarino desse tipo de pagode, só lembro dele.
Pois bem. No que diz respeito a sua participação na TV, o programa Turma do Didi é fraco. Como vários programas que aparecem na TV. No elenco tem Marcelo Augusto, cantor, que é fraquíssimo. Marcelo Augusto protagozinou um musical sobre Carlos Machado, O Rei da Noite. Não vi qualquer crítica antecipada ao seu desempenho, por fazer parte da Turma do Didi.
Na TV atores rasos como Paulo César Grande, Vitor Fasano, Marcos Pasquim, têm destaque e ganham até papéis principais. Alguém realmente acha eles grandes atores? Alguém faz piada quando lê que eles estão numa peça de teatro?
Qual então a diferença entre eles e Jacaré? Ter formação como dançarino? Ter participado de um grupo que apelava para a sexualidade? Ter participado de um programa humorísitico ruim? Ter atuação fraca na TV?
Pensem bem que a resposta virá.
Concordo que pelos trabalhos mostrados, Jacaré não deu indícios de ser um grande ator. Mas isso torna impossível que ele tenha estudado teatro (alguém sabe se ele o fez?) e que atue numa peça? Em nenhum momento foi dito que ele interpretaria uma grande produção shakesperiana. Ele realmente não merece a chance de atuar numa peça? Podemos ridicularizar sua participação sem ao menos ir vê-la? Podemos dizer com certeza que ele é incapaz de sustentar um papel, que nem sabemos qual é?
Trabalhos anteriores ruins torna impossível que ele se aprimore? Pau que nasce torto nunca se endireita?

Um comentário:

  1. Para minha satisfação, recebi esse comentário no Facebook, de João Elias:
    "Bem, Edson (Jacaré) é formado em Artes Cênicas pela CAL, inclusive já o vi atuando no teatro e gostei bastante da sua atuação. Fizemos juntos a turma de Cininha De Paula aqui no Rio e já presenciei boas cenas dele no vídeo tb. Estou defendendo ele não por conhecê-lo, mas por saber q ele é um Ator esforçado, estudioso, e pq não dizer talentoso!"

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...