quarta-feira, 9 de março de 2011

E a terra tremeu...

Depois de assistir ao filme A Rede Social, fiquei pensando sobre a utilidade do Facebook. Um, claro, é manter contato com quem a gente já conhece na vida real. O outro é formar novos amigos, com alguma referência baseando-se no que a pessoa diz e nas amizades que ela tem e que você já conhece.
No primeiro tópico, estou bem. Tem um monte de gente que eu conheço que está lá. Mas o problema é quando quero postar algo pros amigos que, necessariamente, não gostaria que os colegas de trabalho vissem, por exemplo.
Mas dá pra administrar.
O segundo ponto é que é o problema. Mesmo sendo seletivo ao adicionar pessoas, já cheguei à marca de 261 amigos no Facebook. Modesta, pelo que vejo por aí, mas eu não interajo com 261 pessoas.
Passei a analisar. Se eu adicionei uma pessoa e durante algumas semanas, até mesmo meses, ela nunca se interessou por nada do que eu publiquei, nem eu pelo que ela publicou, é pq muito provavelmente não teremos nenhum interesse em comum.
Resolvi então chacoalhar meu perfil e derrubar os contatos com quem não me relaciono. Comecei com os estrangeiros. Pessoas que adicionei, mas não conversamos mais do que um "hi", alguns até pq não falamos nenhum idioma em comum. Não há qualquer trocar de informação sobre os países, ou sobre as culturas, com essas pessoas. Se por acaso resolver ir para o país delas, dificilmente as consultoria para qualquer informação mais do que a qualquer estranho. Então estão fora.
Em breve um grande abalo pretende tirar amigos de amigos com quem nunca troquei qualquer palavra, comentário, nada.
Quero uma lista de pessoas que conheço ou que possa vir a conhecer, mas se perceber que não há nada em comum, não há porque ficar mantendo nos contatso, até porque da mesma forma como eu considero se uma pessoa é amiga de um amigo para manter contato, outros podem fazer a mesma coisa e confiar em alguém pensando que é meu amigo. Sim, já vi gente fazer isso.
Então, meu Facebook vai sacudir, vai abalar.

2 comentários:

  1. Ou seja, você precisa de um MSN, um Skype, enfim. Um troço mais restrito. E de um login e senha para um perfil vazio do Orkur e/ou do Facebook, apenas para VER coisinhas interessantes, não pra INTERAGIR. Está exatamente como eu. Por isso não quero conta com Face. rs

    ResponderExcluir
  2. Mas eu gosto de fazer novos contatos, mas não por apenas fazer, pra criar número. Às vezes adiciono pessoas com quem percebo alguma afinidade e depois podemos nos relacionar, conhecer pessoalmente e fazer amizade. Lembro que no orkut eu estava numa comunidade de uma pequena cidade e fiz um comentário respondido por um garoto. Olhei o perfil dele e vi que tínhamos amigos e comunidades em comum. Adicionei, conversamos e hoje é um dos meus melhores amigos. Isso não aocnteceria se eu estivesse na rede oculto apenas para "ver coisinhas interessantes".

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...