domingo, 31 de outubro de 2010

Oração do Servidor

Republicando, em homenagem ao dia do servidor público e também ao dia de São Judas Tadeu. São Judas não é o padroeiro dos servidores, mas sua oração tem tudo a ver.
PS. Sim, Karine, eu lembro do seu comentário do ano passado: S. Judas é o padroeiro dos flamenguistas!


São Judas Tadeu, glorioso apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus, o nome do traidor foi a causa de que fôsseis esquecido por muitos, (durante muito tempo, São Judas Tadeu foi confundido com Judas Iscariotes, o traidor. Da mesma forma, os servidores públicos tem sido injustamente acusados da farra que o governo faz com o dinheiro público. O Santo foi redimido, e nós???) mas a Igreja vos honra e invoca universalmente como patrono nos casos desesperados, nos negócios sem remédios. (Ser servidor público significa, além de levar a fama de vagabundo, ver os verdadeiros vagabundos ocuparem por indicação política os cargos mais altos e que deveriam ser reservados aos servidores de carreira: aqueles concursados e que realmente trabalham. Ah! E como esses indicados não sabem fazer o serviço para o qual são nomeados, adivinha pra quem sobra? Parece uma causa sem remédio).
Rogai por mim que sou um miserável. (Os servidores perderam o direito a uma data-base e só conseguem reajustes através de planos de cargos e salários conseguidos com greves e muitas lutas. O título "miserável" ainda não descreve a real situação, ainda mais em relação ao resto da população, mas desse jeito vai chegar lá). Fazei uso, eu vos imploro, desse particular privilégio (Acho que nesse ponto, o Santo já entrou na banda podre do serviço público. Esse negócio de usar privilégio é um mal mesmo) que vos foi concedido, de trazer viável e imediato auxílio, onde o socorro desapareceu quase por completo. (Antigamente, ainda tínhamos a esperança nas esquerdas desse país. Mas agora, realmente o socorro desapareceu quase por completo).
Assisti-me nesta grande necessidade, para que eu possa receber as consolações e auxílios do Céu em todas as minhas precisões, atribulações e sofrimentos, alcançando-me a graça de (aqui se faz o pedido particular), e para que eu possa louvar a Deus convosco e com todos os eleitos, por toda eternidade.
Eu vos prometo, ó Bendito Judas Tadeu, lembrar-me deste grande favor (Outro vício do serviço público: retribuição de favores) e nunca deixar de vos honrar como meu especial e poderoso patrono (aqui na Bahia o cargo de poderoso patrono ficou vago há poucos anos, o herdeiro natural não consegue ocupar a vaga, mas tem um outro se atrevendo), e fazer de tudo o que estiver ao meu alcance para incentivar a devoção para convosco. Amém. São Judas Tadeu, rogai por nós e por todos os que vos honram e invocam vosso auxílio.
Rezar 3 Pai Nosso, 3 Ave Maria e 3 Glória ao Pai. (Aí já é a burocracia: não já teve a reza do santo? Pra que essas outras???)
São Judas Tadeu é o santo dos servidores e das causas impossíveis...

3 comentários:

  1. Ele também é o padroeiro dos flamenguistas, que também têm seu dia comemorado em 28 de outubro.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler este site. No mínimo, interessante... Qualquer coisa para o brasileiro é válida. Com fé, segue-se adiante...

    ResponderExcluir
  3. A teimosia ainda faz a gente correr atrás do impossível.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...