sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Façam suas apostas

Uma ação civil pública, movida por uma professora da cidade de Valença, pede o adiamento do carnaval de Salvador se forem adotadas algumas providências em virtude da gripe suína.
Na luta "poder econômico versus saúde pública", tenho minhas suspeitas de quem vai prevalecer. A doença que desobedeceu a ordem presidencial de não atingir o Brasil (Brasil não precisa se preocupar com gripe suína, diz Lula) já fez mais de 800 mortes no país. Enquanto Lula dizia que a situação estava tranquila e a melhor medida do governo para combater a doença era xingar o vírus de terrorista, o número de mortes aumentava.
Segundo o mapa abaixo os casos se alastram no sul maravilha. E o governo tranquilo.

Alguém acha que vai haver preocupação maior com uma cidade que, apesar da crença de seus habitantes, está situada no nordeste?
Uma prévia disso já vi no noticiário de hoje. Uma infectologista da UFBA disse que a situação está bem mais controlada hoje do que algum tempo atrás. Eu, que nunca estudei infectologia, nem nada na UFBA, não entendi como uma gripe que centuplicou os casos fatais em alguns meses só no Brasil, é uma preocupação mundial, considerada pandemia pela OMS, não vai ser problema numa festa que tradicionalmente deixa um rastro de gripes e doenças intesttinais, por conta da chegada de turistas de todo o mundo. Vários estados, no Brasil e no mundo, adiaram início de aulas e adotaram medidas preventivas em locais de grande aglomeração. E a dra. da UFBA vem me dizer que usar alcoolgel vai nos proteger no carnaval de Salvador?!
Melhor serem honestos: o prejuízo econômico com o adiamento do carnaval seria tremendo para o governo municipal e estadual e para as empresas.
Mas quem sou eu pra contestar o parecer da doutora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...