segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Aversão aos fatos

Não sei quantos já viram o vídeo acima, mas como fã de Vanusa, estou disposto a acreditar em sua versão que está aqui.
Minha mãe já teve crise de labirintite e eu sei que fica difícil até falar num momento desses.

Nesses anos de carreira de Vanusa, nunca se ouviu dizer que ela estivesse envolvida com drogas, ou que bebesse demais. Então por que nossa tendência de pensar no pior? Por que não aeitar a explicação que parece plausível e facilmente comprovável, caso alguém se interesse em ir buscar essa informação. Mas aí é que está o problema. Ninguém se interessou.

Fazendo uma pesquisa por "vanusa hino nacional" no Google, dos milhares de resultados encontrados, a maioria reporta que ela estava bêbada ou drogada. Os mais otimistas acham que foi um protesto. Entre os comentários, internautas sugerem que ela seja presa.

Apenas o G1 publicou a versão de Vanusa sobre o remédio pra labirintite. Ora, dos blogs amadores realmente não se espera uma apuração dos fatos ou direito de resposta: o blog é uma opinião de uma pessoa sobre um fato. Mas dos veículos de informação espera-se um comprometimento com a verdade. É isso, a meu ver, que faz a diferença entre o jornalista e o fofoqueiro. Um diploma, simplesmente, não transforma alguém em ético, em profissional, mas espera-se de alguém que passou por uma faculdade que tenha aprendido algo sobre isso.

Mas a culpa não é só dos jornalistas, nós preferimos a versão aos fatos. Por isso compramos essas versões, mantendo empregado esse tipo de jornalista. Não dando audiência a quem faz jornalismo sério, tiramos esses veículos de circulação. Ou seja, temos a imprensa que queremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...