domingo, 24 de maio de 2009

Igualdade, fraternidade e...???

O governo francês atendeu aos apelos da indústria do entretenimento e conseguiu aprovar a lei para proibir divulgação de material protegido por direitos autorais. Agora, na França, quem for flagrado fazendo download de música ou filme vai receber um aviso por email, se persistir, receberá uma carta e, na terceira vez, terá o acesso a internet bloqueado, mas ficará obrigado a continuar a pagar o provedor durante esse tempo.
Nada de errado no fato de o senado francês atender a um determinado seguimento da sociedade, que paga seus impostos e está se sentindo lesada por um ato. Coincidência estranha, apenas, o fato de a grande defensora dessa lei ser a primeira dama, cantora que teve seu cd ignorado no ano passado pelo público e imprensa franceses.

Estranhei que boa parte da imprensa brasileira, a grande maioria na verdade, limitou-se a dar a notícia sem mencionar o grande desdobramento dela: "La Résistance" preparada por internautas que sugere medidas de boicote às compras de cds e dvds, orientações para burlar o rastreamento, que inclui utilização de endereços IP fora da França, e até argumentos para defesa legal em caso de o usuário ser acionado.

Não sei se a omissão da imprensa brasileira ao fato se deve por simpatizar com a lei, por alguma pressão da indústria, ou simplesmente por esse caráter submisso e conformista do brasileiro, que não consegue compreender ações organizadas pela sociedade civil, a não ser que estejam atreladas a determinados grupos econômicos ou autorizadas e subsidiadas pelo governo (basta ver o que viraram aqui as tais Organizações "Não" Governamentais).

Seja como for, a resistência está na internet, em bom francês, pra quem quiser ver. O plano foi batizado com as iniciais de cada ação proposta: Attaquer, Boycotter, Contrer, Destituer, Ecouter. Quem quiser saber mais sobre isso que nossa imprensa não mostrou, pode clicar aqui ou procurar no google por ABCDEFUCK!

3 comentários:

  1. E você sabe que o CD da Carla é legal??? Ouvi quando tava vindo de Salvador pra cá. E ouvi um outro antigo dela também. Ela canta direitinho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ah.. o povo francês!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Já há movimento aqui mesmo no Brasil contra o PL 84, de 1999 (que já tem pareceres favoráveis em algumas comissões). Estamos de olho!!!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...