quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Críticas e mais críticas

Pra quem leu o post anterior, seguem alguns comentários à crítica de Henrique Wagner

22/10/2008 10:38:07 - Pra chorar... 
Se a platéia riu ininterruptamente - e vc tb riu - durante duas horas, o que mais o nobre crítico esperava de uma stand-up comedy? Acho que não o Teatro Módulo, mas sim que você está SE levando muito a sério. Ou então, que a dosagem dos remédios há de ser aumentada...
Postado por: Allan
23/10/2008 09:43:09 - concordo 
concordo com vc alan, a dosagem dos remedios desse nobre critico deve ser revista ou talvez uma troca de analista
Postado por: MALU
23/10/2008 09:48:20 - Os amigos de Djaman 
A peça O indignado é um lixo sim, e Henrique Wagner foi até generoso. Peças como essa só contribuem para uma má formação de público, público que já não existe na Bahia. Além do mais, está claro que o autor e o diretor da peça não são idiotas: montaram-na para fazer dinheiro. Quem sabe, passar um final de semana em Parati? E quanto ao comentário do pobre coitado acima, cujo nome, não por acaso, rima com Djaman: uma stand-up comedy que pretende ser um a indignação não fica falando de cocô que sai do cu parecendo a cabeça de um cágado, frase dita pelo ator Frank Menezes, na peça (pode? isso é o que chamam liberdade de expressão, ou idiotia e muito, muito mau-gosto, degeneração e baixo nível?). A fraternidade é vermelha, não é isso, Allan? ser amigo de Djaman é ser tão idiota quanto ele. E parece que vc está SE levando muito a sério, sendo mero comentarista de um texto muito bem escrito... Saia um pouco do Teatro Módulo e vá ler alguma coisa que preste. Ah, desliga a televisão antes...
Postado por: Angela Sodré
23/10/2008 13:47:43 - A equação do infinito 
A equação "casa lotadaXqualidade" é mais esquizofrênica do que a equação do infinito, de Georg Cantor. Nada de aleph por aqui. Senão vejamos: quem vende mais, O É o tchan ou Chico Buarque? Caetano Veloso fez a maior festa do mundo quando, com o Cd Prenda Minha, por causa do sucesso brega, remodelado, "Sozinho", de Peninha, vendeu 1 milhão de cópias, depois de mais de 50 anos de carreira. Pois o Só pra contrariar vende e sempre vendeu 100 vezes isso... e quem tem mais conteúdo, mais arte: Só pra contrariar ou Caetano Veloso? É possível rir sem subestimar o espectador. Basta dar uma olhadela no grupo inglês Monthy Python... 
Postado por: Angela Sodré
23/10/2008 13:49:17 - Malu vai com as outras 
É possível ganhar dinheiro sem molestar o público. Teatro, não se esqueçam, é arte milenar, uma das 7, e deve ser muito bem cuidada. O que se dá hoje é a era Paulo Coelho, o kalyuga do qual já falavam os antigos orientais. E não se trata apenas de Bahia, mas do mundo inteiro. Basta ver a França de hoje, dando honrarias ao mago brasileiro. E que dizer da filosofia moderna francesa? Uma grande fraude! É por causa de pessoas como Allan e Djaman (olha o eco, que horror!), que em seu blog, se ocupa com Claudia Leitte e a gravidez de Ivete Sangalo, que a coisa está assim, grávida. Ver televisão no teatro é final dos tempos mesmo. Ah, eu havia me esquecido da Malu vai com as outras...
Postado por: Angela Sodré

Quando aos comentários de Allan e de Malu, só posso dizer que foram bem humoradas, e tenho a mesma dúvida de Allan: o que as pessoas esperam de uma comédia, afinal? 
Agora os comentários da Angela me chamaram a atenção. Ela não explica como uma peça que lota o teatro todos os dias e que o público sai satisfeito contribui pra má formação de público na Bahia. E diz que tal público não existe na Bahia. Bom, Angela, existe lá no Módulo, ok? Se a peça temou não qualidade, voc6e pode até discutir, mas se as pessoas saem de casa, vão ao teatro e saem satisfeitas e com a certeza que tiveram a diversão que foram buscar... bem, em que isso contribui para a não formação de público? Você diz que a peça foi montada para ganhar dinheiro. Quando um bombeiro enfreta o fogo é para ganhar dinheiro, quando um médico sutura um ferimento é para ganhar dinheiro, quando um professor entra numa sala de aula é para ganhar dinheiro. O dinheiro pode não ser o motivo que os fez escolher essa carreira específica, mas certamente as pessoas trabalham pra ganhar dinheiro, sim. Não sei qual sua profissão, mas certamente você não a exerce por um prato de comida e uns trocados pro ônibus, então é para ganhar dinheiro também. Não entendo porque se espera que artistas exerçam sua profissão sem retorno financeiro. Se um dia você, Angela, quiser patrocinar uma pauta, cenário, figurino e produção para um tremendo fracasso de público, esteja à vontade (só não me chame), mas até lá não venha com esse ar de superioridade como se voc6e não fizesse as coisas também para ganhar dinheiro, ok?
Ela continua dizendo que o nome Allan, "não por acaso" rima com Djaman. KKKKK. Foi uma das partes mais engraçadas. Será que todas as pessoas que concordam com alguma idéia, ou são amigas tem que ter nomes rimando? Se não é por acaso que meu nome rima com Allan, por favor Angela, explique-me o motivo. Até agora eu penso nisso. Será, então o destino? Ou Deus decidiu que os idiotas, como você nos chamous, deveriam ser todos amigos e ter nomes parecidos? Isso vai incluir outro Alan que é meu amigo, além de Ivã, Ipojucan, Darlan, Jan, Valman... Bom, mas esse lance do idiota ficou confuso: você diz que ser meu amigo é ser tão idiota quanto eu, mas diz que o autor e o diretor da peça não são idiotas. Então, meus amigos não são idiotas ou... ou... meu Deus! EU NÃO SOU O AUTOR DA PEÇA????!!!!
Você desqualifica um espetáculo de duas horas por uma frase, que por sinal, nem é minha. Isso é que é senso crítico.
Voc se acha no direito de dizer o que é, ou não é arte. Por fim, criticou meu blog porque eu falei de Ivete Sangalo. Aí já é problema de interpretação, não que eu tenha problemas em falar de Ivete Sangalo, de qualquer forma, a pauta do blog não está aberta e Angela pode falar de assuntos mais profundos e interessantes no seu blog.
Não gostar de um texto é direito de cada um, enumerar as razões pra isso também. Agora, querer desqualificar o texto, o autor e todos os que concordam com ele, é muita pretensão!

Um comentário:

  1. Se o meu nome não rima com o seu, quer dizer que eu não posso ser mais sua amiga?

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...