segunda-feira, 29 de setembro de 2008

PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA

Interrompemos nossa programação para algumas reflexões sobre horário eleitoral gratuito e eleições em geral.

Pra começo de conversa, qual a necessidade desse horário eleitoral? A resposta que vem na ponta da língua dos idealizadores dessa pérola é a possibilidade de levar a um maior número de pessoas as propostas dos candidatos, sendo gratuito para dar chances a candidatos ricos e pobres. Pra começo de conversa, não vivemos mais na época das novelas das 8 com 100% de audiência, onde a televisão era o maior meio de comunicação com a população. Hoje, durante o horário gratuito, sobe a audiência das TVs a cabo e os acessos à internet. Ou seja, só fica em frente a TV quem é preguiçoso o suficiente pra não desligar, ou quem quer ver a Leocrete.

O espaço é dividido de acordo com o tamanho do partido. Ou seja, partidos maiores tem mais espaço, então tem maior chance de fazer mais candidatos e, portanto, continuar maiores tendo mais espaço. Por que o tempo não é democraticamente dividido entre todos?

Além do mais, os partidos mais ricos continuam dispondo de mais força de ataque nas outras mídias, nos outdoors, nos balões gigantescos, nos muros pintados, nos carros de som... ou seja, o horário eleitoral gratuito não corrige distorção alguma. Acho que os debates seriam suficientes pra ouvir as propostas dos candidatos, sendo totalmente dispensável aquele horário de ataques gratuitos aos candidatos.

Particularmente em Salvador, a brincadeira é saber quem pode e quem não pode usar a imagem do presidente Lula. O PT entrou na Justiça pra poribir o PMDB de usá-las. Não seria necessário se o PT não tivesse se tornado um partido populista e sem identidade. Se Lula não tivesse se transformado num demagogo que não grava um apoio direto ao candidato do seu partido, mas grava um genérico pedindo voto para os candidatos "da base aliada".

Quando vejo a propaganda dos vereadores, então, é que mais me pergunto o porquê de tudo aquilo. O TRE libera espaço na televisão pra uma candidata dizer: "me ajeite, que eu te ajeito"?! A corrupção e a compra de votos foram oficializados no país e eu não estou sabendo?! Os juízes do TRE assistem à propaganda eleitoral gratuita? Devem estar na internet ou vendo TV a cabo, certamente.

A se julgar pela propaganda dos vereadores, a população carente de Salvador não pode reclamar de assistência médica ou jurídica. São dezenas de médicos e advogados que revelam ter passado "toda a vida trabalhando para ajudar os necessitados e os mais carentes". Acreditado que isso seja verdade, pois não posso crer que o TRE cede espaço na televisão para pessoas falarem mentiras, fico preocupado com a possibilidade desse contingente de voluntários samaritanos ganhar a eleição. Os pobres e necessitados ficarão sem médico e advogado? Não posso concordar com isso, por isso acho que o melhor é não votar nesses aí, pra que eles continuem com seu trabalho humanitário junto à "população carente de nossa cidade".

Agora o que me causa espanto, mesmo, é a propaganda do TSE! E nem tô falando do figurino de Lavínia Vlasak, que isso merece um estudo à parte. É que em uma das propagandas, ela diz que a urna eletrônica é à prova de fraude.
Vejam os senhores a que nível de sofisticação chegou a tecnologia tupininquim: os computadores dos grandes bancos são à prova de fraude? NÃO. Os da microsoft são? NÃO. Os da Nasa, do Pentágono, os do governo japonês? Também não. Mas aqui, no "país do futuro", a gente desenvolveu uma urna eletrônica à prova de fraude. Nem nos mais delirantes sonhos da época da ditadura, quando ufanistas bradavam que "esse é um país que vai ra frente, oh, oh, oh, oh, oh", se sonhou com tal cenário de avanço tecnológico.

É realmente por inveja e por despeito que países de primeiro mundo não se rendem a essa tecologia maravilhosa, pioneira, avançada para o nosso século, e continuam com suas eleições pré-históricas, usando cédulas e canetas. Tsc, tsc. Que atraso desse resto de mundo subdesenvolvido, não?

Ou isso... ou o TSE está mentindo, como mentem alguns dos candidatos que o TSE certifica como aptos a concorrer a cargos públicos. Mas nessa hipótese eu não quero crer, porque se pensar assim, terei que pensar também que o TSE mente ao divulgar que certos candidatos tem ficha limpa, quando a gente sabe que estão carregados de processos, mente ao dizer que eleições proporcionais são democráticas, quando a gente vê que candidatos com mais votos perdem a vaga pra outros com menos, numa matemática que só eles entendem, mente ao aprovar contas de candidatos que recebem doações mais do que escusas de empresas que participam ou participaram de licitações. Mas não posso crer que o TSE mente, senão chegarei à conclusão de que todos os candidatos são iguais, participam e ajudam a manter esse esquema eleitoral corrupto brasileiro, e que é perda de tempo votar em qualquer um deles. Seguindo esse raciocínio acaberei votando nulo, como, aliás, votei nas últimas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...