sábado, 31 de maio de 2008

Comentando e andando

E seguindo a canção...

Aline: No caso relatado, "motorista" era "essa", sim, porque fui eu que tirei a foto e vi quem dirigia. Era uma mulher.

Mila: Eu não apoiei o livro. O que apoiei foi o direito do tal padre dizer os absurdos que quiser aos seus seguidores, uma fez que isso faz parte do livro sagrado da religião dele. Disse ainda, que, e se não ficou claro, eu explico, que se é pra defender a liberdade religiosa, e se a Bíblia diz aquelas bobagens, ele tem o direito de pregá-las. Particularmente não sou cristão, ou budista, nem tenho religião alguma. Sou agnóstico até que se prove o contrário. Mas é inegável que as religiões monoteístas, em sua essência, excluem as demais, pois se a base do monoteísmo é que só existe um deus, então as outrs religiões que aceitam utros deuses, para os monoteístas, tem que obrigatoriamente ser falsas. Daí o caráter discriminatório das religiões monoteístas em sua essência. Mesmo que os padres e pastores parem de tocar nesse assunto, não muda o fato de que, ao se dizer que só existe um deus verdadeiro, eles estarão pregando contra as outras religiões. Querer dourar essa pílula não adianta. Enrolar esterco em papel de presente não torna o cheiro mais agradável. O monoteísmo exclui os outros deuses. Ponto. É de sua essência. Particularmente acho estúpido, como acho estúpido e pretensioso qualquer pensamento humano que se propõe a traduzir ao nosso intelecto o que é sobrenatural. O homem tem que recohecer os seus limites e deixar de arrogância. Pra mim, o material é potencialmente compreensível (mas nem esse entendemos todo), mas o espiritual não o é, enquanto matéria formos.

Mila 2: Eu também acho que a Bíblia tem muitas contradições, fruto das contradições humanas dos que a escreveram. O problema é que os cristão acham que ela foi divinamente inspirada, e isso é uma crença deles. Não permitir que eles creiam nisso é tão discriminatório quanto proibir terreiros de candomblé. Temos que ser coerentes, ou se permite que os monoteístas professem sua fé e falem o que a Bíblia diz por mais absurdo que pareça, ou assumamos que aquele livro é ofensivo a outras religiões e grupos minoritários. O que não dá é viver usando a Bíblia pra proibir uso de células troncos, eutanásia e aborto e se ofender quando ela atinge os brios de outras reigiões, que investigando bem, terá sua dose de preconceitos, também.

Anônimo: concordo com você. Problemas reais estão aí ocorrendo e o povo usando o Ministério Público como se fosse a professora do pré-primário: "pró-ó, ela disse que eu sou feio..."

Um comentário:

  1. Não entendi muito não... Tu tá respondendo a comentários, não é? Beijos

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...