terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Não gosto de Preta Gil. Óbvio que, não a conhecendo pessoalmente, meu comentário se restringe a suas aparições públicas. Não gosto dela como atriz nem como cantora. Até tenho o CD Prèt-a-porter e gosto de umas duas músicas. Ela não é desafinada, mas não é uma cantora que me encante. Gostava dela como apresentadora do Caixa Preta, mas mesmo ali, acho que cansaria rapidinho.

Mesmo com todas as minhas restrições à Preta Gil, me senti muito incomodado com o que fizeram com ela na capa de uma revista, contrapondo-a a Sabrina Sato e ofendendo-a por causa de sua forma física. As primeiras notícias que eu vi foram sobre um caldo que ela levou nesse dia na praia. Achei engraçado vê-la de pernas pro ar. Mas riria da mesma maneira se o fato tivesse acontecido com Sabrina Sato, com o Papa, ou mesmo comigo. O ridículo ali é a situação: uma pessoa de pernas pro ar no mar; e não a pessoa em si.

Ao colocar Sabrina Sato e Petra Gil, que devem ser amigas para estarem juntas na praia, como opostos por causa de suas formas físicas, a revista mostrou o lado mais fútil desse tipo de culto à celebridade, onde as pessoas são julgadas pela aparência ou apenas pela fama.

Quando Preta Gil se coloca como cantora, atriz ou apresentadora, está se submetendo a ser julgada nesses quesitos. Quando vai à praia, não! Ela não se inscreveu num concurso de beleza, concorrendo com Sabrina Sato, estava apenas passeando com uma amiga. E como tal, não deveria ser julgada por sua aparência física. Aliás, julgamento duvidoso, uma vez que baseado numa estética que tem relativamente pouco tempo de vida na história da humanidade.

Claro que o avanço da ciência nos alertou para os perigos do excesso de gordura, e aquele menino gordinho, que outrora a gente achava saudável, passou a ser visto com preocupação. Mas, fora a questão de saúde, não há um motivo para se dizer que ser magro é melhor que ser gordo. E mesmo nessa área, é preciso lembrar que há magros com colesterol alto e gordinhos com boa saúde.

Preta Gil tem alguma razão de protestar. Alguma... Uma pessoa pública tem direito à privacidade, mas é verdade que alguns escancaram sua vida justamente para serem públicas. É o caso da atriz que processa porque fotografaram seu filho, com base no direito à privacidade, e depois estampa nas revistas o primeiro cocô, o primeiro dente caído, a primeira queda...

Não sei se esse é o caso de Preta Gil. Realmente não acompanho sua vida para saber se o que falam dela é divulgado por ela ou é bisbilhotice. De qualquer forma, isso não muda o fato de que só uma mente pequena e superficial poderia fazer uma matéria dando ênfase às celulites de uma mulher. E só mentes menores ainda consomem esse tipo de "notícia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...