segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Quem foi, meu rei, perdeu a majestade.

Naquele dia partiram não 3, mas 6 magos com destino à cidade sagrada de Santo Amaro, guiados pelas luzes dos faróis que cruzavam a estrada.
Não levavam mirra, nem ouro, nem incenso, mas câmeras com as quais pretendiam trazer imagens da festa do reisado.
Porém nem o livro de Apocalipse podia prever aquilo: o clã dos Velosos mudou a data religiosa, de acordo com suas conveniências e antecipou o dia de reis. É como comemorar o Natal dia 10/12, ou a Páscoa em julho. Tivesse Herodes tido essa idéia, e evitaria-se a matança de criancinhas, bastava mudar a data do parto do menino Jesus e o mesmo não seria saudado pelos reis magos e, quem sabe o quando a falta desse reconhecimento pelos sábios não tornaria mais difícil sua missão?
Se a festa é particular, quem quiser que a comemore quando lhe convém, isso não se discute. Mas é impressionante que a cidade se rendeu a isso, já que no dia de reis, reconhecido pela Igreja Católica, não havia mais os presépios nas portas das casas.
Bem feito para os reis, reduzidos à qualidade de bobos da corte, sob olhares curiosos da cidade, pois, se buscassem uma sacra comemoração, poderiam fazê-lo aqui mesmo numa das 365 decantadas igrejas de Salvador. Não deveriam fazer a peregrinação à Meca do Recôncavo. Esse bobo certamente não retornará. Talvez alguns daqueles que vimos voltando na estrada, movimento atípico que me causou estranheza, também não mais retornem... ou não.
Diz a cidade que a matriarca não concordou com a mudança, religiosa que é. Porém, ao que tudo indica, nem todos os baianos gostam de ouvir D. Canô, como o Banco do Brasil apregoa. A começar por um dos seus filhos.

3 comentários:

  1. Ah, por isso que não vi vcs por lá. Eu fui, pela primeira vez, e adorei. abrs, Leandro

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!!
    Tô pasadaça!!!
    Nem fiquei sabendo disso aqui em Madrídi!!!

    Xero da Garota!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...