terça-feira, 11 de setembro de 2007

GOL: voe mas não critique

O vídeo que fiz em "homenagem" à GOL tá rendendo. Todo dia recebo protestos e xingamentos sobre a utilização das imagens dos funcionários ao som da singela música de Cris Nicolotti.

Recapitulando pra quem não acompanhou a novela toda, os problemas começaram quando eu comprei uma passagem pela GOL e, pasmem, o e-mail de confirmação durava 2 (duas) horas entre o envio da atendente e a chegada em minha caixa de e-mails. Dúvida? Tá aqui, com prova e tudo: http://sigoadiante.blogspot.com/2007/04/voe-gol-rpido-como-passar-um-e-mail.html

Mas isso foi apenas hilário. A minha viagem é que foi a prova cabal da incompetência dessa empresa: http://sigoadiante.blogspot.com/2007/06/pra-quem-quis-saber.html

Aí resolvi fazer o vídeo. Comeei a receber os comentários lá mesmo, no local próprio:

1 - "que babaca acho que vc prefere o tratamento TAM, ou seja te leva bem rapido para o inferno" rnalone (4 semanas atrás)
Respondi: "Sr. Comissário da Gol. Se o senhor se sentiu ofendido, deveria tomar providências de falar com seus coleguinhas para atenderem melhor os passageiros. Bom, mas se queda de avião é sua referência de qualidade de vôo... talvez sua ignorância não lhe deixe saber que foi um avião da GOL que caiu em meio à selva, há menos de um ano."

2 -
Bom, se contarmos quantos aviões da GOL caíram até hoje, sem dúvidas a GOL é referência em qualidade sim. Agora se preferir, vá ao google e digite "acidentes da TAM, ou "acidentes da VARIG", ou então "acidentes da VASP". Melhor ainda, vá trabalhar, fará bem para seu bolso. flightatt (4 dias atrás)

3 - realmente... vc é bem ignorante.. tao ignorante que nem se inteirar do que esta acontecendo no seu pais vc sabe... se fizesse isso saberia que o acidente da GOL não foi culpa dela.. infelizmente foi o aviao deles que estava naquele momento na rota de colisao. Como poderia ter sido qualquer empresa. Ignorantes como voce se preocupam mais em ver um videozinho dentro do aviao, ou comer um sanduiche do que ter a segurança de voar em uma aernova NOVA, MODERNA e SEGURA. caslterock (1 dia atrás)


Aí chegaram as mensagens:
Esse video em homenagem a gol tem violaçao de autoria, se vc quer xingar a empresa é problema seu , mas nao pode colocar videos d autorias de outras pessoas e colocar no meio como sendo seu, e ainda por cima editar e colocar uma música d fundo com esse tipo d palavras. Funcionários q nao tem nada a ver com o q voce vivênciou no seu vôo aparecem lá e isso é ilegal, nenhum deles te deu autorização para fazer essa negligência. Voce está sendo denunciado. Já tem advogado???

Pra não ser acusado de mais nada, mantive os erros no original. Bom, deu pra perceber que alguém queria me amedrontar. Deu pra perceber também que era uma pessoa de pouquíssimo conhecimento do que falava. Assim, era só fingir que entendia alguma coisa, escrever algo que parecesse coerente, e eu respondi:

Não por conta disso, mas tenho advogado, sim. Seguinte: os vídeos estão na internet sem nenhuma restrição de direitos autorais. É só observar que nenhum está protegido por direitos autorais, todos foram tirados do youtube, onde seus proprietários o colocaram à disposição do público. Não há ofensa pessoal a nenhuma das pessoas, mas tão somente aos funcionários da GOL, apenas na condição de funcionários da GOL. Não há também aplicação comercial do vídeo, e como só foi usada uma fração de cada vídeo e não eles na íntegra, não se classifica plágio (sugiro a leitura da lei sobre direitos autorais [Lei 9610/98], minha defesa será baseada nisso, não há problema algum em falar).Na verdade, a edição do vídeo pode ser comparada ao SAMPLER que os músicos fazem. Apesar de controverso, a tendência é não considerar plágio. Será uma boa discussão judicial. Se acha que pode processar, fique à vontade. Particularmente, acho uma perda de dinheiro, mas se vocês acham que podem ganhar alguma coisa com isso, seria interessante. Na pior das hipóteses, ia ganhar uma notinha num cantinho escondido de algum jornal, já que nenhum dos envolvidos é famoso. Se é publicidade que vocês querem, bom voyage. Aproveitanto: "negliglência" é um dos requisitos para tipificar um crime como culposo (sem intenção). Definitivamente não se aplica ao caso, já que significa falta de cuidado; incúria; falta de apuro, de atenção; desleixo, desmazelo. Vou logo avisando que os honorários do meu advogado são caros, o que significa que se você perder terá que desembolsar uma grana. Mas como vc parece certo de ganhar, não precisa se preocupar com isso. Uma boa semana.

Desculpem os advogados, mas foi o que deu pra blefar na hora. Saibam que eu estava num cyber, na cidade de Nazaré-BA, esperando baixar o Java Virtual Machine (que não tinham em nenhum computador de nenhum cyber daquela cidade) para conseguir acessar minha conta do banco e fazer um doc urgente. Estava sem tempo de elaborar melhor minha resposta. O sujeito respondeu a isso, assim:

Que pobre coitado você é!!! Sua vida deve ser tão mediocre que não tem nada de interessante pra fazer ao não ser criar videos idiotas como tu. Boa sorte pra ti nessa vida sem graça e sem rumo. E quem pode compra um jatinho particular, não fica viajando de empresa comercial, ainda mais pagando passagem mais barata, quem sabe na próxima encarnação você consegue algo melhor além de mendigar por uma passagem mais barata. Adeus....já vou pois tenho um vôo pra pegar e não é de Gol e sim de Luthansa classe executiva. Byby coitadinho. Youtube cancelado nem adianta responder.

Notaram como ele me deixou arrasado? Como ganhou a discussão de forma devastadora? Esqueci de dizer que o nick desse gênio da argumentação é DEBILOIDER. Aliás, era, porque depois de mandar essa última mensagem, ele cancelou o nick. Vai ver que não se acessa o youtube lá pra onde ele vai.

Bom, após essas risadas, li um e-mail sério. Dizia o seguinte (cortei alguns trechos):

Tudo bom cara. Estou escrevendo pois vi uma injustica no video que foi postado por vc no youtube onde uma grande amiga, de um coracao sem proporcoes de tao grande aparece no video. Escrevo principalmente por minha amiga, mas tambem por todos os outros que aparecem no video... Mas o que me traz aqui eh solicitar-te que por mais engracado que o video seja, ele viola a integridade de pessoas que nao tem culpa do que esta acontecendo devido a situacao politica de nosso pais...Seria muito respeitoso e digno de sua parte com as pessoas que aparecem em seu video, se voce o retirasse do canal.

Mais uma vez, as pessoas acham que o vídeo tem relação com acidente e aconselham que eu critique os políticos. Basta ler a narração do blog pra ver que o vídeo foi feito por causa da péssimo tratamento da GOL e de seus funcionários. Inclusive, o fato foi antes do acidente da TAM. Não me vejo obrigado a tirar o vídeo do ar, mas também não consigo dormir com a imagem da pobre comissária chorando e borrando toda a maquiagem cada vez que vê o vídeo. Por isso, decidi que, a partir do dia 15/09, esse vídeo da GOL não ficará mais disponível ao público, só podendo ser acessado por quem estiver cadastrado como meu amigo no Youtube. Mas isso, só e simplesmente em respeito a essa última mensagem que recebi. Quanto aos demais, provavelmente funcionários da GOL, melhor seria que parassem de ficar vendo vídeos na internet e fossem trabalhar. E antes que eu me esqueça:"vai, vai, vai vai..."

5 comentários:

  1. Pois é, conheço todo mundo que aparece no vídeo e parece que vc escolheu a dedo gente da melhor índole pra sacanear e descontar o mau atendimento que recebeu. Concordo contigo em muita coisa, mas foi infeliz a iniciativa de expor pessoas que nada têm a ver com a situação. Vc deveria ter pego o nome de quem o atendeu mal e feito uma reclamação por escrito, e não sorteado imagens de tripulantes como fez. Aliás, você não tem fotos suas expostas em lugar nenhum. Nem no blog, nem no orkut. Com certeza, receio de ser vítima do mesmo que você fez: um vídeo ofensivo aonde inevitavelmente as pessoas que ali aparecem são associadas à letra "Vai tomar no cu", concorda? Espero que você reflita sobre o vídeo e pense duas vezes antes de "sortear" a quem ofende.

    ResponderExcluir
  2. Clap, clap, clap!

    Adorei seu video.

    Alias...o funcionarios da GOL tinham mais eh que gostar tb, pois uma empresa que manda formula x+z=boca calada, nao merece o respeito de ninguem.
    Para terminar gostaria de mandar tomar no cu todos aqueles baba-ovos dessas empresas q estao escravizando na aviacao e continuam sorrindo.

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKKKKKK Eu já tinha visto o vídeo e estou me dando com a sua resposta ao comentário, mas estpa muito grande e eu tenhoque ir para o hospital agora. Só mesmo para complementar que o seu advogado é tudo de lindo, e tudo de bom!!!! Beijos e depois eu volto para ler o restante.

    ResponderExcluir
  4. Você, no mínimo, recebeu o tratamento que teve, já que não consegue entender os problemas do seu país e age como se soubesse. Gente ignorante atrai coisas ruins pra si mesmo e para aqueles ao seu redor. Faça um favor então, vá de ônibus.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, finalmente alguém para denunciar esta PALHAÇADA chamada Gol Linhas Aéreas. Pior: agora que compraram a massa falida da Varig a incompetência aumentou ainda mais> Somaram o péssimo atendimento da Gol com a péssima manutenção da Varig...

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...