quarta-feira, 27 de junho de 2007

Pau que dá em Chico

A classe média brasileira, que clama por redução de maioridade penal e quer penas mais duras contra os bandidos, chama de "jovens", de "garotos", os criminosos que agrediram covardemente uma doméstica. Pondera se é justo colocar os "universitários" que estão perdendo aula junto com bandidos.

Opa, e o que são esses marginais? Qual a diferença entre eles e os bandidões da periferia que provocam arruaça e aterrorizam a vizinhaça? Ah, claro! Os suburbanos não saem pra cometer suas barbáries no carro que acabaram de ganhar do pai, mas em carros roubados da elite brasileira. E os bandidos clássicos não agridem "simples domésticas" (na verdade achavam que era uma prostituta), mas atacam nossa classe média.

Por isso o clamor da sociedade quando o marginal é o filho do outro. Por isso essa defesa quando é nosso filho.

A mãe de um declara: "Ele disse que é inocente, só pegou uma carona, tinha vindo de uma festa, tinha bebido, essas coisas. Todos nós estamos sujeitos".

O pai de outro diz: "Existem crimes piores.... Sirley é mais frágil por ser mulher, por isso fica roxa com apenas uma encostada... Eles fizeram uma bobagem e terão que pagar por isso. Queria dizer à sociedade que nós, pais, não temos culpa. Mas não é justo manter presas crianças que estão na faculdade, estão estudando, trabalham".

Em primeiro lugar, quero dizer a essa mãe que não, eu não estou sujeito a isso. Nem eu, muito bem educado por uma professora pública do interior da Bahia, nem as pessoas com quem me relaciono, nem boa parte dos filhos de trabalhadores desse país estamos sujeitos a sair por aí, em grupo, espancando pessoas mais fracas de forma covarde.

Isso é coisa de gente sem educação em casa, filhos criados à toa por pais irresponsáveis e inconseqüentes, como suas declarações demonstram.

Quanto ao pai, eu digo sim. É mais que justo, sim, esses marginais ficarem presos. E o senhor demonstra, por suas declarações, ter grande culpa, sim, na criação desse bandido, uma vez que sugere que a culpa de ter se machucado é da vítima, por ser frágil.

Como já li em dois outros sites, talvez não seja mesmo o caso de jovens de classe média serem presos com bandidos pobres, deveriam ser presos com os pais.

Um comentário:

  1. Lembro que quando publiquei um post comentando as reações ao caso João Hélio, caíram de pau em cima de mim porque eu quis situar o acontecido na lógica da sociedade brasileira. Hoje, não tem um idiota daqueles pra chamar esses rapazes de "monstro", como tantas vezes ouvi sobre os suburbanos...

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...