sábado, 10 de março de 2007

É Fantástico!

Não sei se vocês já viram o vídeo em que Zeca Camargo faz a dança do ventre. Pra quem não viu, é isso mesmo. Não se trata de uma brincadeira de bastidores, em que ele dá uma reboladinha de farra, não. Ele está todo paramentado, dançando mesmo a dança do ventre, a sério!

Pra começo de conversa, devo dizer que chamo de "dança do ventre" apenas porque está assim nos blogs que divulgaram o vídeo. Minha ignorância em arte oriental não me permite distinguir A Dança dos 7 Véus do Odissi. No seu blog Zeca Camargo se refere a danças orientais, mas o nome pouco importa. O fato, e mais ainda a repercussão dele, sim.

Sobre o vídeo. É simples, não tem boa qualidade (início dos anos 90, VHS, era pré-DVD). O título é DEVANEIO. Mas isso é a tradução, pelo que entendi. O original é REVERIE. Uma mulher dançando, com menos roupas que Jeannie é um Gênio, enquanto um homem, na arquibancada, assiste.A câmara fica do ponto de observação do homem e mostra a mulher de frente, indicando que ela está dançando pra ele. Até porque não tem mais ninguém ali. Ele, a princípio, parece mais interessado na música e acompanha fazendo movimentos com a mão e a cabeça. De repente um leve arquear de sobrancelhas. Ele viu ou pensou algo naquele momento. O que seria? A cãmera foca nos olhos do rapaz e este acompanha os movimentos, ao que parece, do umbigo da moça. A moça dá mais alguns remelexos e SHAZAM! Lá está o moço no palco/picadeiro todo paramentado dançando também.

Até esse momento eu estava achando que era uma matéria pra algum jornal local. A partir desse ponto passei a desconfiar que era um filme pornô. Na cena a 1:11 o rapaz faz um gesto com a cabeça e com um dedinho levantado que eu interpretei como "hoje você não me escapa". Apesar dos trejeitos que a dança obriga o rapaz fazer, nada impedia que ele despisse a moça e começassem a transar ali mesmo. Os anos 90 foram meio estranhos, mesmo. Nos dois minutos e três segundos do vídeo que eu vi, eles não transaram mas o final, com close nos olhos do rapaz e a voz da mulher dizendo: "It's real", dá a impressão que mais coisas vão acontecer.

Sobre a reação de Zeca Camargo. Ele, claro, não gostou da divulgação do vídeo. Ao que me consta não aderiu à postura Cicarelli e não mandou censurar nada. Mas gostar, não gostou. Não pode ter gostado.

Quem gosta de ver suas imagens, de épocas passadas, mostradas agora, totalmente fora de contexto e de moda? A gente ri, mas é um riso meio constrangido. Aquele cabelo, aquela roupa, aquela atitude. Tem coisas na vida que você quer esquecer, não porque tenha vergonha, mas porque são meio embaraçosas de explicar. Você fez, foi bom no momento, mas hoje, com outra cabeça, outra postura, você não quer compartilhar aquilo. Pelo menos não com todo mundo.

O vídeo é do tipo que Zeca e moça (acho que se chama Merit alguma coisa) adorariam rever juntos, ou na companmhia de pessoas selecionadíssimas. E como se divertiriam. Ele contaria como foi o convite pro vídeo, como eles riram quando algo saiu errado, o que ele sentiu com aquela roupa, as piadinhas que algum amigo fez ao ver, etc. Mas não é do tipo que ele gostaria de ver exposto como se fosse uma matéria do Fantástico.

No seu blog, ele tenta passar a imagem que tirou de letra isso tudo, mas deixa escapar aqui e ali um pequeno aborrecimento sobre isso tudo. É natural. Ele dá uma alfinetada no Pânico, dizendo que o vídeo foi exibido num programa que "curiosamente sempre foi legal por ser imprevisível". Ora, esse vídeo é justamente o tipo de material com que o Pânico trabalha. E quem acessa muito a internet sabe que o Pânico pode ser irreverente, engraçado, incoveniente, mas original, nem sempre. Que me desminta o Kibeloco, se puder!

Sobre a reação do público. A primeira foi logo chamá-lo de gay, lógico. Por mais que exista o estereótipo do dançarino homossexual, as pessoas não conseguem pensar em alguém que dança sem ser gay? Será que todos tem que ter o pensamento pequeno de Pedro Bial que falou (e um microfone vazou) que dança "é coisa de viado"? Aliás, um comentário sobre o vídeo foi justamente esse: "O que o Pedro Bial diria deste vídeo se o microfone estivesse aberto, hein?" Pelo menos é um humor fino. Outros foram mais diretos: " eu comia!!!! ele".

Não que tenha nada de errado em ser gay, se o Zeca o for, bom pra ele, mas é a dedução que me espanta. Tanta coisa pra se falar do vídeo. Tanta coisa ruim pra se falar do vídeo, se quiserem ser espírito de porco, e a única coisa que as pessoas conseguem pensar é isso? Não achei nenhum outro tipo de comentário que não fosse desse tipo ou em defesa a Zeca Camargo.

Dessa história toda, eu descobri o blog de Zeca Camargo. Nem tudo foi perdido.

3 comentários:

  1. Concordo em genero numero e grau!
    Como diria meu pai: Cada qual com seu cada qual... e ninguém tem nada a ver com isso.

    ResponderExcluir
  2. Achei o vídeo tão chato.... Mas pelo menos, concordo com você, ele não deu uma de Cicarrelli. Beijos

    ResponderExcluir
  3. ôxi!
    Eu interpretei o dedinho com a cabecinha como um belo " nem vem que não tem, meu amooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!"

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...