quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Para Leo


Eu sou contra a tal "flexibilização" da linguagem, o nome bonito que deram para a permissão de escrever errado atropelando todas as regras que tornam um texto compreensível.

É pura perda de tempo falar sobre esses blogs e fotoblogs de adolescentes, mas até que no caso deles podemos falar de uma nova linguagem. Eles, na verdade, estão excluindo os adultos de suas conversas, típicas de quem não consegue mascar chiclete e usar acento agudo ao mesmo tempo.

Mas quando esses erros estão estampados em jornais, circulando para o público em geral, não importa a tiragem do mesmo, aí é um caso sério. O texto acima (quem quiser pode clicar na imagem para ampliar) é um exemplo disso. Pretende comparar o jornalista com o prefeito. Não faz uma conexão clara das idéias e diz coisas usando uma lógica que produz frases análogas a essa: "ao contrário da maçã, que é arredondada, a banana é amarela". Ou seja, compara duas coisas distintas, com características que não tem nada a ver e ainda tenda ver antagonismo nelas, ou proximidade. O artigo seria ótimo numa prova de vestibular, para questões de interpretação de texto:

1 - Explique, com mínimo de 1 e máximo de 389 palavras, como cada característica do prefeito, usada pelo autor como exemplo da pouca diferença entre as duas profissões, está presente no jornalista :

a) Eleito pelo voto direto por 04 anos;
b) Podendo se reeleger-se por mais 04 anos;
c) Tem a responsabilidade de administrar a cidade;


Depois dessa brilhante introdução (alguém mais reparou no "se reeleger-se"?), ele passa a discorrer sobre as dificuldades de um prefeito de uma cidade pequena. "Por mais pequena que seja o tamanho" é uma pérola, pois não errou apenas no óbvio, deslizando também na condância com o gênero (pequena-tamanho).

O parágrafo seguinte fala sobre o jornalista. E aí você espera as características do mesmo que seriam parecidas com a do prefeito... mas qual.

Depois do "há, sim" ( o texto é um primor, mesmo), ele diz que estava querendo citar DIFERENÇAS entre as duas profissões. Supõe, provavelmente, que as semelhanças já ficaram muito bem explicitadas nos parágrafos anteriores. Essas diferenças seriam a segunda questão da prova do vestibular:

2 - Dentre as características abaixo, atribuídas ao jornalista, cite aquelas do prefeito que são opostas a elas:

a) Responsabilidade de criar um elo entre o povo e o poder.
b) Noticiar na maioria das vezes o que não gostaria.
Bom, talvez eu é que não tenha entendido o texto. Vai ver que o autor e a blogueira que "excrevi axim" têm aquela razão ali do texto: a "razão" que a própria razão desconhece.

2 comentários:

  1. Lembro de onde é o jornal. O texto é tudo de bom mesmo. Hilário pé pouco. Mas a sua crítica é perfeita. Como sempre... Beijos

    ResponderExcluir
  2. e de onde tirou esse primor? abrs, leo

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...