terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Vamos pedir piedade. Senhor, piedade!

- O Senhor gostaria de ajudar as crianças com câncer?
- Hã?!

Não entendi a pergunta que me foi feita, estranhamente, pela moça do McDonalds. Ela repetiu e meu primeiro impulso foi dizer que, após andar pelo Iguatem em 3 dos 5 pontos de vendas do McDonald sem achar sorvete de chocolate, tudo o que eu queria naquela momento era um sundae todo de chocolate.

Achei que soaria um pouco egoísta e pensei um pouco, enquanto a outra moça preparava meu sundae. Apesar da fila, e de eu já ter saído do caixa, a mocinha esperava minha resposta. A princípio pensei que sim. Eu gostaria de ajudar as crianças com câncer, as pessoas com AIDS, os cachorros de rua e os velhinhos abandonados. Mas achei que essa resposta iria me comprometer de alguma forma e não seria com um convite pra ser candidato a Presidente da República.

Reparei que a mão da mocinha estava sobre uma caixinha azul em forma de casinha. Era da Fundação Ronald McDonald.

Entendi tudo. A moça não queria saber se eu queria ajudar as crianças com câncer, ela só perguntou isso pra me intimidar a dar meu troco pra Fundação Ronald McDonald.

Então a resposta era: - Não, obrigado! - No mesmo tom que recusei a água mineral pra acompanhar meu sundae.

Ninguém faz nada de graça, nem caridade. Cada um tem seu motivo, quer seja pra fugir do inferno ou do "Leão". Qualquer que seja a religião a caridade pressupõe uma recompensa. E quem dizer que faz isso apenas porque se sente bem ajudando o outro, bem, então é isso, se se sentisse mal não faria.

As pessoas jurídicas não são boas, nem más, são empresas. Quando elas te prestam um bom serviço, elas pretendem adquirir um cliente. Quando fazem caridade, elas querem ter um bom retorno em propaganda, com a imagem de que é uma empresa com "responsabilidade social" e coisa e tal.

O McDonald's fatura muita grana no mundo inteiro e pode muito bem manter uma instituição filantrópica sem pedir meus trocos.

Afinal, apesar de me dar a certos luxos como comer noMcDonald's, eu não sou rico. Passo por alguns perrengues financeiros, de vez em quando.

Aliás, querido leitor, eu podia estar roubando senhas de internet bank ou pirateando cd's e dvd's, mas estou aqui, honestamente, escrevendo um blog e gostaria de pedir sua colaboração. O senhor ou a senhora não gostaria de estar contribuindo com qualquer quantia que pudesse me ajudar? Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...