segunda-feira, 12 de junho de 2006

Momento lindo? Maravilhoso?!

Onte fui ver A BOFETADA. Pra quem não esteve em Salvador nos anos 90, A Bofetada é uma comédia, no estilo besteirol, que agitou o cenário cultural soteropolitano fazendo muita gente que nunca tinha ido ao teatro esgotar as bilheterias para o espetáculo.

O texto realmente é hilário e, depois de ficar anos em cartaz, a peça sempre volta em temporadas. Essa montagem que eu vi agora mostra que o grande sucesso do espetáculo, decididamente, não foi apenas por causa do texto. Os atores, e a direção, foram os grandes responsáveis pelas gargalhadas do público todos esses anos.

Texto cuspido, muitas vezes inaudível, sem um caco novo, em certos momentos eu tive a sensação que era um grupo de pessoas imitando a Cia Baiana de Patifaria. Mesmo numa peça como essa, com tipos marcantes, é possível manter a personagem e, ao mesmo tempo, imprimir a sua interpretação. Basta lembrar que na primeira montagem tinha o hilário Moacyr Moreno, que foi competentemente subsituído por outros atores tão engraçados como.

Lembro que vi uma montagem baiana de Fulaninha e Dona Coisa e que adorei a atriz que fez Fulaninha, mesmo tendo visto a montagem com Louise Cardoso, esplêndida, no papel. O mesmo com Ana Rosa em Trair e Coçar É Só Começar, no papel que foi interpretado por Denize Fraga. Dá pra manter a comédia sem imitar.

Mas o que eu vi ontem foram atores imitando os atores da antiga montagem. E pior, imitando mal. Até Lelo Filho imitava ele mesmo, e mal. Não gostei do que vi.


À certa altura, Fanta diz pra primeira da filan que ela vai se mijar de tanto rir... e mais tarde se refer à "mijona" e todos sabem que é a tal menina. O problema é que, antigamente, na hora dessa piada o público já está realmente às gargalhadas. O que não acontecia ontem, fazendo com que o comentário ficasse deprimente. Outra piada é quando Pandora pede a certa pessoa que ria, mas pare quando todos pararem, porque essa pessoa estaria rindo com atraso. Foi difícil ontem eles encontarrem a tal pessoa, já que os momentos de risos eram curtos. E foi mais uma piada constrangedora e que alguns não entenderam.

Chegou ao ponto de tirarem sarro com um rapaz que estava dormindo! Seria muito engraçado, se o rapaz não estivesse REALMENTE dormindo durante o espetáculo. Sem contar que algumas piadas, como a hora em que Fanta começa a frase que dá título a esse post e espera que o público a complete, contava apenas com o sucesso das montagens anteriores. É que, no meio da confusão que está a peça, ela não repete mais a frase com tanta freqüência, nem com tanta ênfase, assim, na hora de falar pro povo completar, só quem já conhecia a peça repetiu... causando um efeito xôxo.

Como já bem disse, com competência, Diogo Lopes Filho, no papel da inesquecível Dirce: "Ô, Me desculpe!"

3 comentários:

  1. "Senti falta, por motivos óbvios a nós dois somente" ????? Em primeiro lugar, não tem nada óbvio pra mim. Me inclua fora disso, por favor. Em segundo lugar, se o motivo de vc sentir falta só é óbvio pra vc, é pq ele não era lá tão bom no papel, kkkkkkkkkkkkkkkk. Ô me desculpe!

    ResponderExcluir
  2. Como lavagem de roupa suja em público dá Ibope, vamos lá:

    Eu não tenho ciúmes do "ator revelação cerarense", eu apenas não gosto dele, principalmente da maneira como se comportou lá em casa. Especialmente por causa do lance da chave. Se ele é uma pessoa maravilhosa, bondosa, caridosa, talentosa e fogosa, eu jamais saberei porque antipatizei com ele e não quero papo. Como ele vive muito bem sem mim, a gente não briga, ok? Ele lá, eu cá.

    Eu não tenho que assumir que ele seja bom ator porque nunca o vi em cena. Até queria ver a última (ops, a mais recente) peça dele, porque opuvi falar bem. Deve ser bom ator, pelas críticas que eu vi em Pluft, mas não posso falar por mim mesmo.

    Quanto a uns e outros com quem você se "relacionou", esse eu acho talentoso pra caralho. E isso vc não vai discordar... em todos os sentidos. kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Mas quem tá falando do rapaz? Eu só repito que não posso atestar nada justamente pq não vi: "Se ele é uma pessoa maravilhosa, bondosa, caridosa, talentosa e fogosa, eu jamais saberei".

    kkkkk, realmente o tópico é sobre A Bofetada, mas vc meteu Epifânio no meio. Resultado: vou escrever um post sobre ele.

    Somo da época, mas eu não vi Abafabanca, infelizmente. Vi uns trechos no "3 em 1".

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...