sábado, 27 de maio de 2006

Dói, mas é verdade

Ninguém gosta do que é feio. Carro, animal, móvel, gente... só queremos o que é belo. E nem me venham com beleza interior que isso é coisa de decorador de ambiente. Se beleza interior valesse alguma coisa, book de modelo vinha com foto Kirlian.

Tudo bem que existe um padrão de beleza imposto pela sociedade, pela cultura, pela época. Vide as índias, que não morrem solteironas, pra comprovar. Mas tem uma beleza universal, sim. Que tem a ver com a idéia de simetria, harmonia, saúde, limpeza, juventude, alegria... e um monte de outras coisas que buscamos.

Lógico que isso varia de cada observador, pois alguns traços que são plenamente visíveis pra uns, outros não encontram nem com lupa.

Graças a deus que o belo que cada um busca não tá ligado a atores hollywoodianos e top models brasileiras, senão nós, meros mortais, estaríamos condenados a uma vida solitária.

Mas tem quem seja feio por unanimidade e é sobre esses que eu quero falar. É aquele cara chamado "gente boa", aquela menina indicada como "simpática" que a gente olha e sente pena. Dá a impressão que veio com defeito de fábrica, que não era pra ser assim. E a gente olha, olha, e não consegue achar um traço bonito que salve a criatura.

Claro que isso não os impede de achar alguém que os(as) admire e que se sinta atraído por eles(as).

Lembro de uma menina que trabalhava pra mim no interior que, ao saber que um rapaz de lá era gay, protestou com o acusador: "Não acredito que ele seja gay, não pode... ele é bonito, pode ter a garota que quiser". Na cabeça dela, a homossexualidade era uma opção pros feios. Ela devia se perguntar o que os gays, e os feios, achariam dessa idéia.

A pessoa não tem culpa de ser feia. Mas se ela não desenvolve outros mecanismo para atrair as pessoas, já que é desprovida de beleza, aí a culpa é dela. Imagine um feio, carrancudo, mal-humorado e que além de tudo cheira mal. Ninguém agüenta.

Mas o ser feio, por si só não é culpa, nem defeito, mesmo vivendo numa sociedade que vive de "aparências, nada mais..." como diria Marcio Greyck. Não que eu queira ser condescendente com os feios, afinal, eles também participam dessa busca pelo belo. Tão aí os jogadores de futebol e os pagodeiros que pagam, e caro, para ter sempre uma beldade do seu lado.

Os outros só não fazem isso porque além de feios são pobres, então não há porque ter pena.

Mas apesar disso, além de feio, de ter que agüentar uma série de apelidos na infância, um monte de rejeição na adolescência e nas dificuldades de um relacionamento na vida adulta, o feio ainda receber menos no trabalho por causa da aparência, é sacanagem!

2 comentários:

  1. Link consertado. Quanto ao template... sei lá... é fase. Daqui a pouco muda.

    ResponderExcluir
  2. O amor corrige a poesia. Vinicius que me perdoe, mas beleza não é fundamental.Pelo menos no meu caso. (ai, vai com duplo sentido mesmo) Sou muito bonito, eu acho e todos acham.É bom? Hummmm...talvez.E amo desesperadamente uma criatura que o padrão estético usual chamaria feia.Mas prá mim, é o ser amado. Desesperadamente.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...