sábado, 11 de março de 2006

É ilegal, é imoral ou engorda?

Uma empresa de lubrificante colocou 20 outdoors em São Paulo como este:
10 deles foram retirados, até agora não se sabe por quem, já que a central de outdoors diz que foi a mando da prefeitura, mas esta nega.
No dia 09/03 o CONAR determinou a retirada dos outros. A empresa de publicidade então resolveu substituí-los por esse:
Mas incomoda. Até aí nada a se espantar. O que me espanta é a atitude do CONAR, mandando retirar uma imagem que não é pornográfica, não mostra nudez, nem nenhum ato lascivo. O CONAR tenta dizer que foi uma atitude sem preconceito e coisa e tal. Se assim fosse, por que essa decisão não consta do site do órgão entre aquelas do dia 09/03, quando a decisão foi tomada? Mandei um e-mail pra eles, mas eles não esclareceram.

Disse Eduardo Correia, assessor do Conar, em entrevista que: "Como o outdoor é mídia exterior, temos de estar sujeitos a limites para proteger as pessoas que não queiram acessar esse conteúdo"

Então temos um precedente perigoso aqui. Se boa parte de uma população se incomodar com a exibição de um beijo interracial, o Conar vai mandar tirar? E a prefeitura pode retirar um outdoor que tenha imagens de orixás e incomode os evangélicos?

Se a resposta pra qualquer uma dessas questões for não, a retirada da propaganda foi um ato preconceituoso e arbitrário, sim. Ou então o Conar admite que a prática homossexual é imoral ou ilegal.

Outdoors muito piores já foram exibidos, com cenas de nudez e até um conclamando estrangeiros para o turismo sexual.

Então, se o Conar acha que deve proibir, proíba. Mas não seja covarde e diga exatamente porque está proibindo e não fique se escondendo atrás de jogo de palavras, porque, como já disse, se formos tomar como base o incômodo de uma parcela da população, vamos abrir um precedente perigosíssimo. E coloque lá no site que proibiu essa propaganda como ele coloca as demais.


E no mais, esses órgãos são tão rigorosos, tão puritanos, tão virginais, proibem aquele outdoor e deixam passar uma propaganda como essa, na minha opinião, muito mais lasciva e ainda por cima pedófila.

Um comentário:

  1. Brilhantes argumentos, Dja. Mas quem foi que cobrou que vc não dirige?

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...