segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006

Manhã de Carnaval

Plena segunda-feira de carnaval, eu acordo e vou pro computador. Não tenho esperanças de mensagens no orkut pois meus amigos devem estar bêbados ou cansados demais para digitar qualquer coisa. Minha esperança é Eduardo Scaldaferri que não está participando dessa baixaria pela única razão de estar na Itália. Mas certamente ele tem coisa melhor pra fazer na Itália do que ficar no computador. Nenhum recado. Vou ao perfil de Débora Santiago, pra ver se os irmãos dela estão no orkut.

Débora é uma pessoa que me faz sentir velho. Eu era amigo dos irmãos dela e, pra mim, ela era a irmãzinha caçula e pentelha dos meus amigos. Nem tão pentelha, é verdade, considerando as possibilidades. A família toda era tirada a engraçadinha e me espanta que apenas uma tenha virado artista profissional. Muito me chocou ver aquela garotinha hoje, já mulher. Por isso procuro o refúgio de me relacionar com os irmãos dela, meus contemporâneos.


Fui lá no perfil de Débora e encontrei Denice. Adicionei. De quebra adicionei Renata Duarte, que não é parente de Débora, mas eu conheço.

Voltei pra minha página e surpresa: um novo scrap. Na verdade dois. Um de Renata, dizendo: "Ôxe". E o outro... bem, foi esse aqui:

"Olá Djaman! ontem entrei na minha comunidade para avisar que o meu trio não sairia e a sua foto me chamou a atenção. Sou curiosa pra caramba e andei bisbilhotando o seu Orkut...não pude deixar de ler o seu blog que por sinal me proporcionou momentos de total descontração depois de ter passado uma noite puta da vida pela sacanagem do trio elétrico. Adorei e dei muita risada com as coisas que vc escreve.
Vou te add porque quero continuar tendo notícias suas, falou?
E obrigada por participar da comunidade que Sandrinha criou pra mim. Sandrinha é uma velha fã desde os tempos do Cheiro.
Beijos..."

A remetente? Laurinha!

Se você teve dificuldades com o post anterior, vou antecipando que Laurinha foi a primeira puxadora de trio. Sim, alguns preconceituosos falaram sobre a sexualidade de Luis Caldas, quando ele apareceu de cabelo comprido e se requebrando todo, mas mulher, mulher mesmo... a primeira foi Laurinha.

Era na Cheiro de Amor... aliás, que se chamava na época Pimenta de Cheiro!

Bom gente é difícil de explicar pra alguns, mas isso é do tempo da mortalha (pois é, o carnaval não começou com o abadá), do tempo que não tinha trio na Barra, do tempo que tinha encontro de trios na Praça Castro Alves, do tempo de "Pipoca, pipoca louca" (cantada por Laurinha), do tempo de "pega ela aí, pra quê, pra passar batom, pra quê, pra fica bonita, lá em Itaparica" (cantada por Sarajane), do tempo de Missinho (que largou o Chiclete com Banana pra cantar sozinho)!!!!!
Meudeusdocéu.

Laurinha conseguiu causar um efeito em mim muito pior do que o que Débora causa. Me sinto um velho, ultrapassado, careta... epa! De repente me lembrei que sou do tempo das caretas!

(PS. o link de referência desse post é uma página do orkut, por isso só vê quem tem orkut, ok?)

8 comentários:

  1. Meu querido, deixei para responder o seu e-mail por aqui pelo blog.
    O que vc me escreveu tá colado lá embaixo, falou?
    É claro que entendi o que você postou e também é óbvio que não me chateio, pelo contrário. Fico feliz de ser uma referência na sua vida...rssss
    Eu vivo tirando sarro com esse negócio de ser "precursora". Até montei uma banda chamada "A ARCA DE NOÉ"...rssss...saque só o time de cantores: Jota Morbeck (infelizmente já falecido), Gugui, Sarajane e Laurinha, né? rssss
    Tenho o maior orgulho de ser a primeira puxadora de bloco da Bahia porque eu lembro bem que quando fui convidada pra integrar a banda do Cheiro eu fui para ser "backing vocal". Não havia mulheres liderando bandas nem comandando blocos, o que havia era uma resistência muito grande dos caras em relação a isso. Eu precisei queixar muito pra conseguir abrir o bocão no microfone e tive que chegar arrasando e botando pra lá pra ver se me davam uma chance....rssssss
    Minha voz saía "furando" qualquer côro...só de sacanagem, sacou?...rssss...eu não prestava pra o que eles queriam, mas os músicos da época adoravam as minhas doidices e davam a maior força. E foi graças a eles que consegui virar a cantora principal (na época havia outro cantor, Gildo, já falecido)...bom, acabei vencendo todo mundo pelo cansaço...rsss
    Mas valeu pela referencia, pelo carinho, pela consideração.
    E volto a dizer que ler os seus posts é uma delícia. Dei tanta risada que você nem imagina.
    Muito bom, vou ficar freguesa...rssss
    Bjs...
    Laurinha

    Sent: Monday, February 27, 2006 11:24 AM


    Oi Laurinha, escrevi sobre sua mensagem no meu blog. Espero que não se ofenda por usar sua refer~encia pra dizer que sou velho. KKKKKKKK.

    Não tem nada deprê, ne pejorativo. Só uma constatação de que pertencemos a outro tempo, que vimos coisas que essa moçada não viu e perdeu. Mas estamos aqui, vivendo e fazendo agora também, e junto com eles muitas vezes.

    Nós temos internet, mp3, video games, abadás e mutiplex. Mas eles não têm Tia Arilma, alimbinha, mortalha, deboche, tititi...

    Eu brinco com esse lance de idade no blog, há muito tempo e os antigos leitores já sabem. Mas sou tranqüilo com a nossa geração.

    Um beijo.Esta mensagem foi enviada por Djaman Barbosa. Para ver o perfil de Djaman, clique em: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=12815933625521390935

    ResponderExcluir
  2. Também sou da época de Laurinha... E da de Dja... Esse ano, virei novamente foliã, e sai atrás de alguns trios... Era engraçado ver o quanto o carnval da Bahia mudou.. Era muito bom também cantar sucessos do passado, quando ninguém mais sabia a letra. Não encontrei nenhum baiano nos blocos em qua saí... Deu muita saudade de Laurinha.. Sarajane... Luis Caldas... Missinho... E até de Netinho sem voz, estreiando a Barra, e de cabelo branco... Bons tempos...

    ResponderExcluir
  3. Gente, Laurinha e a pipoca na boca só me lembram Zé, meu namorado brega e bêbado, que adorava essa música! Mas, naquela época, eu ainda não brincava o carnaval (87, ano em que aquele trio perdeu o freio...). Só comecei a brincar no ano seguinte!

    ResponderExcluir
  4. Claudinho, eu até pensei na hora em falar do tal trio sem o freio, mas acabei deixando pra lá, achando que ninguém guardava esse fato.

    ResponderExcluir
  5. Gente, nem me lembrem desse dia.
    Eu tinha acabado de virar no Sulacap e fiquei dias super mal.
    Mas e esse Zé aí...pô Claudinho aí vc me esculhambou, viu? pô, além de brega o cara ainda era bebum, meu! mas ele cantava Pipoca Louca quando estava doidão é? interessante...rsssss
    Viu vc Djaman que eu virei freguesa???

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sou do tempom de curtier Tia Arilma e gostaria que vcs me ajudasse a encontrar a musica que no refrão pedia um irmão- ela marcou muito minha infância.
    caso alguem encontre a letra, musica me encreva:Lua_artur@hotmail.com
    forte abraço Lua

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal, sou do mesmo tempo de vocês e aqueles carnavais com músicas de deixar saudade.
    Grande Laurinha, página importantíssima da música carnavalesca (não sou chegado ao nome axé-music), e Djaman, parabéns pelo seu blog. Há tempos gostaria de conseguir uma gravação do Tema do Cheiro na voz do inesquecível Gugui. Uma vez fui no estúdio de som de Humberto (H Studio), na Barra, atrás dessa gravação e foi hilário. Comigo lá, ele telefonou para a casa de Gugui e falou com ele que tinha um maluco (eu...) que era, provavelmente, a única pessoa no mundo que preferia o Tema do Cheiro na voz dele do que na voz de Márcia Freire e perguntou a ele se ele tinha algum single, fita k7, etc que contivesse a tal gravação, mas nem ele tinha... Será que vcs sabem como conseguir essa relíquia ? Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  8. Olá meu povo...assim como vcs cresci ouvindo as músicas do gugui, q por sinal é meu tio...
    hj ele se encontra na cidade baixa, no bairro dos mares assim como vcs o adimiro muito pelo talento q tem! mas nos dias de hj ele não corre atrás pra retomar a vida artistica, acredito q seja um certo "medo" de recomeçar, numa salvador, q hj curte um som q nem se compara com os dos antigos carnavais. No mais é isso, se alguem tiver algum som dele em MP3 por favor manda pra o meu e-mail. Obrigado e abraço a todos...
    leonardo_teles@hotmail.co,

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...