sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Coca-Cola dá mais vida?

Não. Não vou escrever um post sobre os malefícios da Coca-Cola. Isso todo mundosabe e toma quem quer. Eu, inclusive.
Mas há um perigo oculto nas informações nutricionais dos sucos da linha Del Valle Mais, também da Coca-Cola.
Esses sucos podem ser comprados em latinhas ou em caixa. No site da Coca-Cola (http://www.cocacolabrasil.com.br/conteudos.asp?item=3&secao=36&conteudo=150) eles apresentam quatro opções do suco: Del Valle Mais, Del Valle Kapo, Del Valle Frut e Del Valle Laranja Caseira. Para cada tipo, as informações nutricionais de cada sabor e das opções light.
Para o Del Valle Mais Néctar de Uva, temos o seguinte:
Beleza. Tudo muito claro. A caixinha tem 1 litro de suco. Então, se eu tomar uma caixinha inteira, é só multiplicar esses números por 5 para saber quanto de sódio e açúcar eu estou ingerindo. Mas dificilmente a gente bebe um litro de uma só vez, então a medida de 200 ml serve para controlar.
Acontece que o suco Del Valle Mais também é vendido em latinhas de 335 ml. Aí fica mais complicado para o cidadão saber quanto está ingerindo na porção, já que, normalmente a gente bebe uma latinha inteira. Mas com uma simples regra de 3, verificamos que numa latinha tem:
Valor energético -------- 194,30 kJ
Carboidratos------------  48,57 g
Sódio-------------------    9,04 mg

Simples, não é? Mas eu comprei ontem uma latinha. E lá tinha (desculpem, não resisti) a seguinte informação:

Apesar de os carboidratos ficarem no valor previsto e o valor energético um pouco acima do indicado pelo site, a quantidade de sódio está muito elevada. 335 ml do suco traz mais do que o dobro de sódio do que a porção de 200 ml, o que é absurdo e perigoso para quem tem pressão alta e tenta controlar a ingestão de sódio. Pra confundir mais, o site assume a porção de 200 ml como sendo um copo, a latinha diz que a porção de 335ml corresponde a 1 copo e meio. Assim, se eu lesse as informações nutricionais do suco Del Valle em casa, no site, e não observasse na hora da compra da latinha, estaria ingerindo muito mais sódio do que pensava.
O site da Coca-Cola deveria tamém trazer as informações relativas às latinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados, mas não são censurados. Caso seu comentário não vá ser exibido, uma explicação será dada.

Que PI é essa?

Salvador sempre teve um público cativo de teatro que lota salas. Pelo menos, se estivermos falando de peças com atores globais. Não importa...